O que é ERP

O software de gestão para gerenciar seu negócio

ERP

O software ERP (Enterprise Resource Planning) permite compilar todas as informações gerenciais como: Suprimentos, Patrimônio, Vendas, Fiscal, RH, Finanças, Marketing, Logística e Contabilidade e ainda, integrar com a gestão da empresa (eliminando riscos, facilitando a segurança, automatizando processos, permitindo o controle de diversos departamentos e auxiliando no processo de gestão empresarial).

O software é organizado por meio de módulos, cada módulo é designado para cada área de atuação dentro da empresa. Essa solução modular é adaptada de acordo com as necessidades e capacidade de investimento de cada contratante.

Há módulos que são utilizados em qualquer área da empresa, como: Contas a pagar, Compras, Planejamento da Produção, Sped Fiscal, Controle de Estoque, etc. Entretanto, cada nicho de mercado apresenta suas peculiaridades e para isso, é necessário obter um software que atenda tais demandas. Vamos exemplificar de maneira simples: uma Fábrica de Móveis consegue integrar toda sua cadeia, desde a compra dos insumos, passando pelo planejamento da produção, pela sua engenharia, vendas, representantes, os recebíveis e pagamentos.

Com o passar dos anos e com o processo de globalização, as empresas notaram a necessidade de organizar e otimizar o seu tempo e com isso, observaram a importância de adquirir sistemas ERP para sua empresa (modelo de gestão empresarial) como um processo indispensável frente a concorrência do mercado e inovações tecnológicas.

ENTENDA COMO O SISTEMA ERP PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE GESTÃO EMPRESARIAL:

Gestão Integrada

Gestão Integrada

Você pode integrar e padronizar os departamentos do seu negócio em um único local. Dessa forma, terá informações completas e consistentes que possibilitam avaliar resultados individuais e entre setores.

Controle do Financeiro

Controle do Financeiro

Através do sistema é possível entender quanto teve de redução de custos financeiros, controle de estoque e da produção, vendas, quanto houve de fluxo de caixa, ou seja, o gestor pode visualizar o desempenho do negócio, observando durante certo período quanto contribuiu para as receitas e o quanto utilizou do capital financeiro da organização.

Acompanhe os pedidos dos clientes

Acompanhe os pedidos dos clientes

Detalhe os pedidos de seus clientes com mais facilidade, segurança, agilidade, controle de estoque, produção, logística e obtenha um histórico de cada cliente. Todas essas informações estarão canalizadas em um único sistema, o ERP.

Reduza os erros

Reduza os erros

Muitas vezes quando exercemos uma tarefa manual, tendemos ao erro. Manter-se organizado com acesso à todas as informações, dados estatísticos e documentos não é tão simples quanto parece. Apenas um simples erro por exemplo, podemos colocar em risco toda a nossa empresa. Assim ocorre com o processo de comunicação. Quando solicitamos um dado em um determinado setor e por uma série de motivos não recebemos a informação correta.
O ERP tem a função de integrar todas as informações em um único sistema. Dessa forma, o setor financeiro e o departamento de marketing terão informações concisas e precisas de forma prática e dinâmica a fim de, solucionar um dado problema.

O ERP SE ENQUADRA NO MEU NEGÓCIO?

Em um primeiro momento contratar uma solução ERP pode ocasionar algum desconforto entre os membros da equipe, por se tratar de algo inovador para eles. Para isso deve haver um líder capaz de conduzir o processo, apresentando os benefícios da ferramenta. Este mesmo líder deve mapear o negócio, ser intermediário nas informações àqueles que irão prestar a consultoria para a implantação da ferramenta, fornecendo os dados necessários para a capacitação. Independentemente do tamanho da sua empresa é necessário ter uma gestão, estruturada e integrada. Nós da Data Stream Sistemas iremos auxiliar sua equipe na condução dos trabalhos, pois o seu objetivo é nosso objetivo e caminharemos sempre juntos.

Posso ajudar?